A Gestão e a metáfora das abelhas

abelha-900Todas as manhãs, enxames e mais enxames de abelhas partem de suas colmeias à procura de néctar e pólen, substâncias essenciais à sua sobrevivência e à produção do mel e da geleia real. Adejando de flor em flor vão colhendo compulsoriamente aquilo que lhes é indispensável e que somente as flores podem proporcionar.

As flores existem porque as plantas precisam se reproduzir. São elas que produzem os óvulos e o pólen que os fecundará e dará origem à semente que se transformará em uma nova planta, perpetuando-a.

As flores, porém, não se locomovem e, portanto, não podem por si sós, fazer com que o pólen consiga se encontrar com o óvulo realizando o milagre da fecundação. Elas precisam de auxilio externo nesta sua tarefa vital.

Um pouco pelo vento o pólen passa de uma flor para outra, mas muito mais pela ação direta dos insetos, principalmente das abelhas. A abelha precisa da flor para sobreviver e a flor precisa da abelha para se perpetuar. É uma associação perfeita. A flor cria atrativos irresistíveis que são o pólen e o néctar e a abelha retribui disseminando o pólen de flor em flor.

Se a abelha busca a flor apenas com o intuito de suprir suas necessidades alimentícias, obrigatoriamente polinizará as outras flores por onde passar. Por outro lado, a planta, pela sua necessidade de se reproduzir, cria atrativos irresistíveis às abelhas proporcionando-lhes condições de sobrevivência. Se não os criar, a abelha não as procurará.

Que ensinamentos podemos depreender desta simbiose entre abelha e flor quando estamos preocupados em melhorar os resultados de nossas empresas?

businessAs pessoas precisam satisfazer suas necessidades pessoais e as empresas precisam sobreviver, crescer e se multiplicar. Não parece que há grande semelhança entre estes dois tipos de relacionamento, empresa e pessoas, abelhas e flor? Uma só sobreviverá se a outra também sobreviver. A interdependência é total.

As abelhas seguem o aroma do néctar e as pessoas ideias que as atraiam. Simples assim.

Se as empresas proporcionarem ideias que cativem as pessoas estas farão a empresa sobreviver e se desenvolver. Mas não é qualquer ideia que vai conseguir mobilizar as pessoas para produzir resultados para a empresa. Tem que ser uma ideia muito cativante através da qual a pessoa, mesmo quando buscar seus objetivos pessoais estará irreversivelmente buscando melhores resultados para a empresa.

Este tipo de ideias são as Ideias Atratoras, as únicas que conseguem amalgamar os objetivos das pessoas com os da empresa, assim como a flor amalgama os seus com os das abelhas.

A Gestão e a metáfora das abelhas
Classificado como:                                

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *