Liderança Attractor Thinking

O tema liderança é o mais concorrido no mundo empresarial.

As empresas procuram líderes, treinam as pessoas para se tornarem líderes e apostam nos líderes para otimizar seus resultados.

Apesar de todo este empenho em estimular a liderança os resultados não têm se mostrado satisfatórios.

A grande evolução na busca pela liderança foi o salto de 3 tipos de líderes, autoritário, democrático e liberal, para centenas variações destes mesmos modelos básicos, ou seja, como os tipos de liderança não atendem aos propósitos das organizações, criem-se novos modelos e quando estes se mostrarem ineficazes, criem mais alguns.

O conceito mais moderno de liderança é o Attractor Thinking que define com precisão a maneira natural de conseguir resultados através de pessoas.

Os 7 passos do Attractor Thinking reúnem tudo o que é necessário para levar um projeto a um bom termo, ou seja, o mais próximo possível do objetivo.

Passo #1: Desenvolva a Ideia do que pretende, aonde e quando quer chegar, quais os resultados almejados, o que as pessoas ganharão com isto. Crie um story com início meio e fim.

Passo #2: Busque a adesão e a cumplicidade da equipe através de uma explanação clara da Ideia, do propósito e dos benefícios a serem conquistados (story), e convoque todos ao comprometimento. Faça um ritual de passagem para consagrar o compromisso mútuo. Só mantenha aqueles que se manifestarem favoravelmente sua adesão, shake hands. Desonrar um compromisso assumido neste cerimonial torna-se tão difícil como desfazer um casamento celebrado com um ritual de passagem (igreja, alianças, beijo público, festa, presentes).

Passo #3: Delegação aos especialistas executores do plano. Passo do conhecimento, da expertise, do know how necessário para desenvolver o projeto. Tudo depende das características do projeto que poderá exigir diversas especializações. A execução satisfatória depende, primeiramente, do comprometimento do passo #2 e da tecnologia do passo #4.

Passo #4: Avaliação da tecnologia e dos equipamentos disponíveis, da necessidade de aprimorá-los ou substituí-los. Sem um fio de prumo não se pode levantar corretamente uma parede. Nem sempre a melhor tecnologia produz os melhores resultados. Muito depende da habilidade e da expertise dos executores.

Passo #5: Liberdade para sugerir, criar, opinar, buscar o próprio caminho na organização. Balizar os limites para não permitir agressão ao processo ou à convivência. Deixar que as pessoas façam por si, provem sua capacidade, busquem a própria promoção.

Passo #6: Controle sobre o desenvolvimento do projeto ou da tarefa. Se houver submetas o controle cabe aos executores. O controle deve ser sistemático, previsível, pré-definido no passo #2. Não pode haver surpresas porque tudo está bem definido e não podem ocorrer atrasos desconhecidos porque o passo #5 proporciona a liberdade necessária para discussão das variações pontuais quando ocorrem evitando as duras descobertas nas reuniões de avaliação.

Passo #7: Encerramento do projeto ou da etapa. Comemoração, confraternização, lançamentos de novos desafios ou redirecionamento de ações. É mais um momento que exige um ritual de passagem. É o momento da renovação dos propósitos e da cumplicidade.

As grandes ações do líder são criar a Ideia (Attractor Thinking) que atraia irresistivelmente as pessoas, uma Ideia Atratora, transformá-la em um story convincente, escolher os especialistas ou executores e ficar atento aos controles.

O líder é o vetor do Attractor Thinking que é quem realmente lidera.

Pessoas não seguem pessoas. Pessoas seguem Ideias. São as Ideias que lideram.

Se a Ideia cativar o coração e a mente das pessoas, estas darão o máximo para realizá-la. Isto independe da pessoa conhecida como líder. Não existem líderes e sim Ideias que atraem.

O Attractor Thinking joga por terra todas as teorias sobre liderança, que, prova a experiência, não têm dado resultados satisfatórios. O Attractor Thinking sempre dá resultados porque atua nos mecanismos cerebrais onde se unem o prazer e a vontade de realizar. Esta é a razão de seu sucesso.

A FJACQUES – Gestão Através de Ideias Atratoras é uma empresa coirmã da SELCON – Consultores Associados – Ms. Francisco Lumertz (Prof. Chicão)

 

Liderança Attractor Thinking
Classificado como:        

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *