O livro

book‘‘Todas as empresas são iguais, assim como todas as pessoas também o são”. Partindo destes dois pressupostos, aparentemente simples e até mesmo óbvios, Fabio Freitas Jacques apresenta em “Quando a empresa se torna azul – O poder das grandes ideias”, com incrível desenvoltura e fluidez, um modelo de gestão prático e de resultados surpreendentes.

O texto, que prende o leitor desde o início pela curiosidade, aborda aspectos nunca antes relacionados com a gestão empresarial, que tornam a leitura leve e bastante interessante. Apesar de tratar de um tema técnico, o livro pode ser lido e apreciado tanto por grandes executivos quanto por profissionais de outros níveis, estudantes e até mesmo leigos. Além disso, muitas das metáforas, analogias e conceitos desenvolvidos nestas páginas podem ser aplicadas também no nosso dia a dia, como um incentivo para olharmos o mundo sob uma perspectiva diferente.

O mais importante de tudo é que o modelo de Gestão Através de Ideias Atratoras aqui apresentado não foi criado atrás de uma escrivaninha. É fruto de mais de 30 anos de vivência do autor, que passou por diversas empresas, dos mais variados ramos de atividade, ao longo da sua carreira. É sua vasta experiência que respalda o que é dito e avaliza a aplicação prática das ideias que já alcançaram grandes saltos produtivos.

 

LEIA TRECHOS DO LIVRO

Prefácio

Durante mais de 20 anos mantive-me fascinado por uma ideia que nasceu no momento em que vi pela primeira vez um fractal, figura geométrica formada por partes iguais ou semelhantes a si mesma. Senti necessidade de aprofundar meus conhecimentos e comprei um livro sobre o assunto, o best seller Caos, A Criação de uma Nova Ciência, do jornalista norte-americano James Gleik, e o software Fractals for Windows. Foi uma delícia aprender mais sobre a Teoria do Caos e brincar com a criação de fractais, buscando em sua profundidade a repetição de suas formas. (Leia mais)…


Os 190 canecos – um exemplo da vida real

Uma empresa produzia canecos de chope para colecionadores. Toda a produção era direcionada para o mercado externo. Como as peças exigiam decoração sofisticada, o trabalho era artesanal e dependia totalmente da mão de obra.

Devido aos pedidos dos clientes, que chegavam a um milhão de unidades de alguns modelos, a empresa criou dois setores de aplicação de decalque, com 440 trabalhadoras igualmente divididas entre um e outro. (Leia mais)…


Quando a Terra se torna azul

O tempo do homem na Terra é ainda um ponto obscuro. Os primeiros hominídeos apareceram há cerca de um milhão de anos. Inicialmente, foram o Australopithecus e o Homo Habilis. Depois, o Pitencanthropus Erectus, 500 mil anos atrás; o Homem de Neanderthal há 120 mil anos; o homem de Cro-Magnon há aproximadamente 40 mil anos e, finalmente, o Homo Sapiens. Já estamos perambulando pela Terra há muitíssimo tempo.

No dia 12 de abril de 1961, a bordo da nave Vostok, em uma órbita de 315 quilômetros de altura, o cosmonauta Yuri Gagarin descobriu o que nenhum ser humano sequer imaginara, com todo o saber científico acumulado na longa jornada neste conhecido planeta. O anúncio repercutiu como uma bomba nos quatro cantos do mundo: “A Terra é azul”.

Bastou afastar-se um pouquinho, a uma distância de apenas 2,6% do diâmetro da Terra, para ver o que ninguém via, mesmo estando imerso nela: sua cor. (Leia mais)…

 

DEPOIMENTOS

“O livro Quando a empresa se torna azul identifica problemas profundos da realidade do mundo empresarial e aponta grandes ideias atratoras para a sua solução. Fabio Jacques, que prestou serviços relevantes à Calçados Bibi Ltda, contribuindo para a construção de uma manufatura flexível e para nossa visão de marca global de desejo, está de parabéns”

Marlin Kohlrausch – Presidente da Calçados Bibi Ltda


“Interessante o olhar do autor sobre os fractais e a associação com o mundo corporativo. A criatividade de Fabio Jacques, ao usar esta fascinante figura, prende a atenção do leitor pela curiosidade, e nos leva a percorrer os caminhos apresentados até chegar a temas corriqueiros que tanto nos envolvem e preocupam, tais como gestão, produtividade e resultados. Como fractais, as equipes que planejam, operam, se expõem e se comprometem com o trabalho são fundamentais para o sucesso de uma empresa que é fruto da força, da sintonia e da união de muitos “fractais”. A cada capítulo percebe-se uma forma inovadora de apresentar o assunto, numa linguagem leve e prática. Espero que o olhar do autor sirva de inspiração para as atuais e novas gerações com o poder de transformação a partir de ideias.”

David Abramo Randon – Presidente da Randon S.A. Implementos e Participações – Empresas Randon


“A obra é bastante didática, de fácil compreensão, e certamente será de grande utilidade para todos os envolvidos na complexa e dinâmica área da gestão empresarial.”

Humberto Ruga – Empresário, Diretor da Unidos Volkswagen, Presidente dos Conselhos Superiores da Federasul e Associação Comercial de Porto Alegre.


“Com diversos exemplos práticos e com uma escrita bastante cativante, o Fábio propõe uma reflexão muito pertinente sobre produtividade e como isso impacta os diversos níveis da gestão empresarial. Com uma metodologia bastante particular, o autor utiliza de sua experiência para demonstrar que grandes ideias atratoras podem ser a solução para que as empresas evitem o caos e continuem prosperando.”

Pedro Valério – Gerente Regional da Amcham Brasil – Porto Alegre


“O livro, como o próprio nome diz, traz “o poder das grandes ideias”. A aplicabilidade da teoria apresentada é realmente válida e possível em função de que tudo que a envolve está disponível para qualquer tipo de organização, seja uma multinacional ou uma microempresa. Em adição, o livro possui uma leitura muito agradável e fluida, fazendo com que o leitor se envolva com as ideias apresentadas, independentemente do nível de formação que possui. Ótima sugestão para os gestores que estão iniciando sua missão, como também para os mais experientes repensarem seus modelos de gestão.”

Janaina Lunardi Bellotto – Presidente da Associação dos Administradores do Vale dos Sinos – AVS


“A obra “Quando a empresa se torna azul – O poder das grandes ideias” expõe aos leitores que o mundo empresarial não se torna um mundo a parte, mas sim, é uma extensão da sociedade. O autor demonstra, por meio de exemplos concretos, que a administração de diversos setores dentro de uma companhia pode e deve ser feita assim como as relações interpessoais. É ai que reside a grande virtude do livro: exemplificar atitudes concretas e funcionais por meio de experiências objetivas e palpáveis.”

Vinicius Pereira – Folha de São Paulo

ONDE COMPRAR

Versão impressa:

_culturaB _estanteB

Versão Digital (e-book):