Dica de leitura: Jurassic Park

Hoje vou abrir uma nova seção aqui no blog da FJacques, que serão dicas de leituras, filmes ou quaisquer conteúdos que eu considero interessante para melhor compreender ou mesmo que me serviram de base para desenvolver o modelo de Gestão Através de Ideias Atratoras.

Nas referências bibliográficas do livro “Quando a Empresa se torna Azul – o Poder das Grandes Ideias”,  cito o livro e o filme homônimos “Parque dos Dinossauros” (Jurassic Park), escrito por Michael Crichton e dirigido para o cinema por Steven Spielberg.

O que teria esta história de Michael Crichton a ver com a administração de uma empresa? Tudo.

A história se desenrola em torno de dois pilares: a Teoria do Caos e o Paleo-DNA. O Paleo-DNA foi o gerador de criaturas extintas há milhões de anos que nunca tiveram qualquer contato com um ser humano e sobre as quais nada se conhecia, e a Teoria do Caos demonstra que, pelo desconhecimento destes animais, de seus hábitos e comportamentos, todo o sistema formador do Parque dos Dinossauros mantinha-se permanentemente sujeito a ações de variáveis completamente estranhas, cujas conjunções poderiam levar ao colapso, de uma hora para outra todo o empreendimento. A Teoria do Caos é resumida de forma magistral pelo matemático Ian Malcon, interpretado brilhantemente por Jeff Goldblum.

Como previsto, e creio que todo mundo que assistiu ao filme pode constatar, o sistema colapsou em decorrência do desligamento das cercas elétricas por ação do programador do sistema original Dennis Nedry. Seu propósito era fazer uma viagem de alguns minutos até a Doca Leste, o que, em função de uma série de pequenas casualidades, – como, por exemplo, a chuva inesperada -acabou frustrando seu intento e liberando  os dinossauros.

jp-png-700Uma empresa não é um “Parque dos Dinossauros”, ainda que às vezes mantenha nos seus quadros algumas feras estranhas, mas os fenômenos, certamente em menor escala, são os mesmos. Não linearidade, efeito borboleta, recorrência, forma fractal, atratores, tudo pode ser observado tanto no lugar criado por Crichton e Spielberg como em uma empresa. É uma questão de manter os olhos atentos e facilmente será possível constatar a similaridade.

É uma ótima leitura para aqueles que querem entender melhor como funciona um sistema complexo e como este entendimento pode facilitar o exercício da gestão empresarial.

Dica de leitura: Jurassic Park
Classificado como:                                

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.