O xadrez e as damas

A vida real de uma empresa é extremamente fácil e fascinante.

Quando digo fácil não estou absolutamente dizendo que seja simples. Simplicidade não é sinônimo de facilidade, o que a grande maioria das pessoas confunde.

Se compararmos dois jogos de tabuleiro, podemos entender a diferença entre simplicidade e facilidade.

O jogo de xadrez aparentemente é um jogo muito mais difícil do que o de damas. Por que pensamos isto? Porque as regras do jogo de xadrez são muito mais complexas. As jogadas no xadrez são infinitas enquanto que as de damas são meia dúzia. Qualquer pessoa joga damas enquanto poucos jogam xadrez.

Mas agora pergunto: o que é mais fácil: ganhar uma partida de xadrez ou uma de damas?

Damas, com suas poucas opções se torna um jogo muito mais difícil de ganhar. É tudo às claras. Não há estratégias ocultas nem jogadas arquitetadas para o ponto futuro. Ao contrário, o xadrez, em função da grande diversidade de jogadas e estratégias, aumenta sobremaneira as chances de vitória.

Pioro a situação: muito mais simples é o jogo da velha que se resume em marcar uma trinca em um tabuleiro com nove casas. Qualquer criança sabe jogar. Mas, se os jogadores forem pelo menos um pouco experientes, a vitória nunca acontecerá. É um jogo ao mesmo tempo extremamente simples e extremamente difícil.

Uma empresa é como um jogo de xadrez: muito complexa e muito fácil. O jogo todo se resume em transformar dinheiro em mais dinheiro através de uma atividade produtiva. É só isto. É fácil porque todas as empresas são exatamente iguais. Todas são criadas com este mesmo objetivo.

A vitória é fácil de conquistar se o jogador for um bom estrategista. No tabuleiro da empresa, geralmente há muitos jogadores que jogam o mesmo jogo. Cabe ao estrategista compartilhar sua estratégia com todos, transformando cada um em um pequeno estrategista em sua área.

Se todos adotarem a mesma estratégia, a vitória se tornará ainda mais fácil. Para isto é preciso fazer com que todos sonhem o mesmo sonho.  As pessoas sempre seguirão ideias que as levem a alcançar seus propósitos pessoais, e o único tipo de ideia que consegue realizar a proeza de amalgamar propósitos de empresas e pessoas são as Ideias Atratoras. As Ideias Atratoras, além de atrair as pessoas, têm o poder de modificar todo o sistema levando-o a resultados jamais imaginados.

O xadrez e as damas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.