Quanto é muito dinheiro?

bbc-400Segundo uma matéria publicada em março pela BBC (clique para ler), naquela data o Ministério Público Federal já havia pedido indenizações no valor de 5,5 bilhões de euros (cerca de R$ 21 bilhões) em processos civis por improbidade administrativa contra 34 pessoas físicas e 16 jurídicas no âmbito da Lava Jato, segundo o procurador-geral.

Os números devem estar desatualizados, mas para efeito da resposta à pergunta do título deste post vamos ficar com este valor: vinte e um bilhões de reais.

Me parece que de tanto lermos ou ouvimos falar a respeito das operações como a Lava Jato já estamos mais do que acostumados com as cifras desviadas, parte das quais estas operações tentam recuperar. Os volumes de dinheiro desviados são tão grandes que milhões parecem “meros” Reais e bilhões, milhares de Reais. Mas não é isto não.

Para se ter uma ideia: empilhadas, 21 bilhões de moedas de um Real  formariam uma coluna com 40.950 quilômetros o que corresponde a um pouco mais que a circunferência da terra que é de 40.075 km.

Considerando-se que uma pessoa com alguma habilidade pudesse contar duas moedas de um Real por segundo, e que ficasse contando ininterruptamente durante 24 horas por dia, os 21 bilhões de Reais em valores estimados, demoraria aproximadamente 332 anos para completar sua tarefa.

Se retroagirmos no tempo, para que a totalização dos Reais estivesse finalizada hoje, a contagem teria que ter começado em 1684.

Nesta data, os franceses teriam que aguardar 85 anos pelo nascimento de Napoleão Bonaparte e ainda 105 anos para derrubar a Bastilha e desencadear a sua revolução.

O Brasil continuaria colônia portuguesa por mais 138 anos, e a escravidão duraria outros 204.

O primeiro governo do PT começaria dentro de 319 anos e durante sua gestão a Petrobrás praticamente iria à bancarrota em função dos inescrupulosos desvios de dinheiro.

Saindo desta divagação histórica, podemos chegar à horrível conclusão: o dinheiro desviado é de uma quantidade inimaginável. Não cabe dentro do nosso cérebro e não imagino como pode caber nos bolsos destes ladrões e corruptos brasileiros.

É simplesmente espantoso.

Quanto é muito dinheiro?
Classificado como:                            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.