Vamos vacinar nossas empresas!

Um dos princípios do modelo de Gestão Através de Ideias Atratoras – GAIA e do trabalho desenvolvido pela FJacques diz que:

A solução para a maior parte dos problemas de uma empresa já se encontra dentro dela. Muitas vezes basta provocar para que as forças solucionadoras se manifestem.

Isto é um fato, e a natureza demonstra com elegância esta tese. Veja a seguir:

virus-990Com toda a sua complexidade, o corpo humano está sempre sujeito a uma enorme quantidade ameaças, sejam vírus ou bactérias, que podem desenvolver sérias enfermidades e até mesmo colapsá-lo de uma hora para outra.

  • Algumas destas ameaças podem causar incômodos “menores” provocando incapacidade temporária, como a gripe, ou mais graves e permanentes, como a poliomielite.
  • Existem ainda aquelas que podem levar à própria morte, como a raiva. (Aliás, todos elas têm, em maior ou menor grau, potencial para levar o organismo à sua derrocada fatal).

Existem ainda inúmeras ameaças que causaram milhões de mortes no passado mas atualmente, mesmo mantendo o seu potencial letal, já não conseguem tomar conta de um organismo e aniquilá-lo.

questionE aqui surge uma pergunta extremamente importante: por que estes agentes patógenos não conseguem mais causar tantos danos?

A resposta é simples: porque os organismos estão suficientemente fortalecidos contra sua ação deletéria.

O fortalecimento dos organismos se deve às vacinas. E o que fazem as vacinas?

As vacinas provocam os organismos a reagir contra a ação dos terríveis agentes patógenos pela exposição frente à estes mesmos agentes em situação atenuada ou debilitada. Os anticorpos reagem contra a vacina e se tornam suficientemente fortes para vencer com facilidade a batalha contra os agentes naturais.

Os anticorpos já se encontravam dentro dos organismos, porém tiveram que ser provocados pelas vacinas para entrarem em estado de alerta contra estes inimigos em caso de ataque. Se não tivessem sido provocados pela vacina não agiriam de forma adequada a tempo de salvar o organismo que os abriga.

_positivoNuma empresa os anticorpos da improdutividade já estão instalados, porém sua reação contra os problemas que podem levar a empresa à debilidade ou à morte é, na grande parte das vezes, pífia e ineficaz.

As pessoas ficam assistindo ao espetáculo da derrocada empresarial que certamente provocará reflexos sobre elas mesmas e se mantém inertes como se nada fosse com elas. São os anticorpos não provocados pela vacina.

É urgente a vacinação de toda a estrutura empresarial, de alto a baixo, sem exceção. Todo mundo tem que viver em permanente estado de alerta contra os agentes que podem atacar e deteriorar a organização.

É preciso unificar todos contra o inimigo, e isto, em se tratando de empresas e pessoas, acontece em função da introdução de uma ideia provocativa que aglutine todos em torno do mesmo objetivo.

A única ideia que tem força suficiente para mobilizar todas as pessoas é a Ideia Atratora. Ela institui laços indissolúveis entre empresa e pessoas. Ela atende aos objetivos de ambas as partes.

Somente ela tem potencial suficiente para tornar, simultaneamente, a empresa vitoriosa e as pessoas felizes. Ambas conquistando conjuntamente seus objetivos individuais.

Vamos vacinar nossas empresas!
Classificado como:                        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.