Dica de livro: Quando a Empresa se torna Azul – O poder das grandes ideias

Dicas de livros são importantes, e se tornam ainda mais importantes quando quem está indicando é o próprio autor. Brincadeira.

Estou tomando esta liberdade porque acredito que este livro pode contribuir significativamente para o aprimoramento da gestão empresarial.

Muitas pessoas perguntam se, pelo nome e, talvez, pela capa, o livro tem algo a ver com A Estratégia do Oceano Azul. Sempre repito que não há qualquer paralelo entre ambos. Este é fruto de mais de 40 anos de experiência e de estudos qualitativos aprofundados sobre os fenômenos que ocorrem nos sistemas complexos.

“Quando a Empresa se torna Azul” trata da natureza das empresas, dos fenômenos que as assolam a cada minuto e dos cuidados que o gestor deve ter para que seus resultados sejam otimizados.

Trata também da natureza das pessoas, porquê agem como agem e que ações podem ser tomadas pelos gestores para conquistar a sua aderência aos propósitos da empresa.

E, como ponto central, demonstra que, somente através de Grandes Ideias, ou “Ideias Atratoras”, termo derivado dos atratores complexos da Teoria do Caos, é possível amalgamar os objetivos das pessoas e das empresas gerando um ambiente altamente produtivo e satisfatório.

Exemplos da vida real assim como cases de sucesso estão descritos em suas páginas.

Diversos empresários leram o livro e fizeram questão de dar seu depoimento sobre a obra. Abaixo alguns deles.

 O livro “Quando a empresa se torna azul – o poder das grandes ideias” identifica problemas profundos da realidade do mundo empresarial e aponta grandes ideias atratoras para a sua solução. Fabio Jacques, que prestou serviços relevantes à Calçados Bibi Ltda. para a construção de uma manufatura flexível, contribuindo para nossa visão de marca global de desejo, está de parabéns. (Marlin Kohlrausch – Presidente da Calçados Bibi)


A obra “Quando a empresa se torna azul – O poder das grandes ideias” expõe aos leitores que o mundo empresarial não se torna um mundo a parte, mas sim, é uma extensão da sociedade. O autor demonstra, por meio de exemplos concretos, que a administração de diversos setores dentro de uma companhia pode e deve ser feita assim como as relações interpessoais. É ai que reside a grande virtude do livro: exemplificar atitudes concretas e funcionais por meio de experiências objetivas e palpáveis (Vinicius – Folha de São Paulo)


Interessante o olhar do autor sobre os fractais e a associação com o mundo corporativo. A criatividade de Fabio Jacques usando esta fascinante figura prende a atenção do leitor pela curiosidade e nos leva a percorrer os caminhos apresentados até chegar a temas corriqueiros que tanto nos envolvem e preocupam tais como gestão, produtividade e resultados.

Espero que o autor sirva de inspiração para as atuais e novas gerações com o poder de transformação a partir de ideias. (David Abramo Randon – Presidente da Randon S.A Implementos e Participações–Empresas Randon)


A obra é bastante didática, de fácil compreensão, e certamente será de grande utilidade para todos os envolvidos na complexa e dinâmica área da gestão empresarial. (Humberto Ruga – Empresário, Diretor da Unidos VW, Presidente dos Conselhos Superiores da Federasul e Associação Comercial de Porto Alegre)



Interessados em adquirir o livro podem entrar em contato pelo e-mail contato@fjacques.com.br ou pelo telefone (51) 98338-2100. O preço é de R$ 38,00.

Dica de livro: Quando a Empresa se torna Azul – O poder das grandes ideias
Classificado como:                            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.