A importância de compartilhar o sucesso

Na vida muitas vezes temos a oportunidade de chutar a gol. Se chutamos, temos chance de marcar o gol. Se marcamos, podemos comemorar o sucesso.

O chutar a gol e mudar o placar é decisão e mérito nosso. Uma conquista da qual podemos nos orgulhar. Mas será que nesta hora de glória não deveríamos agradecer a outras pessoas que nos proporcionaram a oportunidade de realizar este feito?

Sucesso

Vejamos. Há aproximadamente cem mil anos um casal de trogloditas gerou uma criança e não deixou que ela morresse. Se ela tivesse morrido não existiríamos, pois esta criança foi um dos nossos ancestrais mais remotos. Nos cem mil anos que se seguiram este fato foi se repetindo sempre com sucesso caso contrário não estaríamos aqui para bater o pênalti. Ou seja, temos que agradecer a muitos ancestrais.

Se fizermos uma retrospectiva da nossa vida, com relativa facilidade encontraremos pessoas que contribuíram para nosso sucesso. Tanto nos fazendo o bem como o mal.

Somerset Maugham em seu conto “O Sacristão”, que pode ser lido neste link, conta história de um sacristão que, após longos anos servindo à paróquia, foi demitido porque era analfabeto, fato que o obrigou a dar um novo rumo a sua vida. Rumo este pelo qual, por uma série de acontecimentos, acabou se tornando milionário. Será que ele agradeceu ao pároco por tê-lo demitido? Ou à sua mãe por tê-lo mantido ignorante da leitura e da escrita?

Vou dar um exemplo pessoal. Quando meu sogro tinha oito anos, parte de sua família italiana se dispersou pelo mundo. Alguns foram para a Austrália, outros para a Argentina, outros ainda para o Canadá e seus pais para o Brasil. Ele veio junto, foi morar numa cidade do interior do Rio Grande do Sul, cresceu, casou e teve três filhos e quatro filhas, entre as quais a que hoje é minha esposa e mãe de meus filhos.

E se os pais de meu sogro tivessem seguido os outros parentes para o Canadá ou ficado na Itália, por exemplo? Nenhum destes descendentes existiria, e minha própria vida teria sido completamente diferente. Simples assim.

A mensagem que quero passar é: brindemos ao nosso sucesso! Ao seu, ao meu e ao de todas as pessoas que nos trouxeram até aqui!

PositivoEste é um exemplo de como o chamado Efeito Borboleta, uma das principais características dos sistemas complexos e um dos conceitos mais importantes para o modelo de Gestão Através de Ideias Atratoras, está mais presente em nossa vida do que percebemos.

Um brinde ao nosso sucesso!

A importância de compartilhar o sucesso
Classificado como:                        

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.