A motivação é intransferível

A motivação de uma pessoa está intimamente vinculada ao objeto da motivação.

Imaginemos que se consiga convencer uma pessoa de que ir a um estádio de futebol torcer por um time é uma atitude altamente prazerosa e gratificante. No entanto, depois de obter o convencimento mudar de ideia e convidá-la para ir ao cinema assistir um festival de Charles Chaplin.

fut-chap 990

Nada a ver. Se ficou motivada a ir torcer no estádio é para lá que ela quer ir. A motivação energiza a pessoa para fazer uma coisa, não todas.

Não é razoável esperar que a pessoa motivada a jogar basquete passe a pescar melhor. Isto porque não é possível transportar a motivação de um objeto para outro.

Vemos em muitas empresas um grande esforço para motivar as pessoas. Porém, o objeto muitas vezes não é o resultado da empresa, e sim, o autodesenvolvimento. A pessoa pode se convencer que tem uma missão na vida, que deve buscar seus objetivos pessoais e sua própria realização como ser humano e como profissional. Isto, porém não resulta em melhoria nos resultados da empresa. Não há ponte entre estes diferentes objetos da motivação.

Numa empresa, a motivação só faz sentido se tiver como objeto os seus resultados. Motivar por motivar não leva a lugar algum.

Não podemos, no entanto, esquecer que somos egoístas e nos dedicamos àquilo que nos traz alguma recompensa independentemente de sua natureza. Seja a saúde, o dinheiro, a satisfação do dever cumprido, a salvação da alma, a alegria em tornar alguém mais feliz ou a realização pessoal ou profissional, alguma recompensa sempre será o objetivo de nossas ações.

motivação blog

A magia da gestão está em estimular a motivação das pessoas simultaneamente para satisfazer suas aspirações egoísticas e os resultados da empresa. E aí se torna imprescindível a instituição de um objetivo unificado, ou seja, se buscar um resultado obrigatoriamente chegará ao outro.

Assim sendo, como tudo acontece dentro do cérebro das pessoas, são as ideias que as motivam e a motivação para o duplo objetivo só pode ser estimulada por uma verdadeira Ideia Atratora. Somente ela poderá satisfazer simultaneamente os objetivos das pessoas e da empresa.

A motivação é intransferível
Classificado como:                            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.