Jornal do Comércio publica novo artigo de Fabio Jacques

artigoO Jornal do Comércio, de Porto Alegre, publicou na última segunda-feira (25) mais um artigo de Fabio Freitas Jacques, diretor da FJacques – Gestão Através de Ideias Atratoras.

Desta vez, no texto intitulado “Uma mensagem ao presidente”, Fabio Jacques simula uma conversa com o presidente de uma grande empresa, ressaltando que tudo o que acontece nela, desde o funcionário mais “chão de fábrica” até a diretoria, emana do próprio presidente. É a forma como ele administra seu negócio que determina o comprometimento de cada uma das pessoas com o mesmo.

Veja o artigo e leia sua íntegra abaixo:

Artigo 250416 900

Mensagem ao presidente

Prezado senhor presidente,

Tenho certeza que você sabe que tudo o que acontece em sua empresa, tanto para o bem como para o mal, emana da sua pessoa. Entretanto, acredito que muitos outros empresários na mesma posição que a sua ainda não tenham a noção exata das implicações deste fato.

Muitos podem até ter pensado que os problemas de suas próprias empresas possam ter origem em outras pessoas que nela trabalham, sejam os operadores, os chefes ou até mesmo a diretoria. Mas isto é apenas uma falácia. A culpa é sempre do presidente. E isto não é, absolutamente, uma crítica. É apenas uma constatação.

A cadeira presidencial é o lugar de concentração de todo o poder da organização. Quem pode escolher diretores? Certamente que é o presidente. Então, mesmo quando os diretores escolhem mal seus subordinados que por sua vez escolhem mal os funcionários de seus setores numa sequencia de escolhas que acabam desembocando no nível operacional, a origem das escolhas continua sendo a cadeira presidencial.

Por isso, a empresa é a imagem de seu presidente. Quando ela vai muito bem, pode o presidente se parabenizar porque o mérito é seu, mas quando ela for mal, deve se culpar, pois alguma coisa ele fez ou deixou de fazer levando-a a esta situação desconfortável.

Uma empresa somente alcançará resultados superiores quando todas as pessoas que nela trabalham aplicarem toda a sua energia na geração destes resultados superiores.

Mas, pode uma empresa atrair todas as pessoas para seus objetivos? Claro que sim. Basta ter uma Ideia suficientemente forte que as atraia. E isto, senhor presidente, é uma Ideia Atratora.

Cabe ao presidente dizer claramente qual o propósito de seu negócio e, ao mesmo tempo, desenvolver uma ideia suficientemente motivadora que faça com que todas as pessoas deem o melhor de si por este propósito.

Esta é a Ideia Atratora, e é nela que reside a essência da liderança que poderá fazer com que uma empresa se distinga na multidão e brilhe com resultados realmente compensadores.

Fábio Freitas Jacques – Diretor da Gestão Através de Ideias Atratoras

Jornal do Comércio publica novo artigo de Fabio Jacques
Classificado como:                    

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.