Recrutamento interno: ferramenta para a motivação

Um dos componentes essenciais de uma Ideia Atratora é a liberdade que todas as pessoas têm que ter para falar, criticar, sugerir e defender suas ideias. Da mesma forma, é muito importante que as pessoas tenham condições de buscar seu próprio desenvolvimento pessoal e profissional.

recrutamento

Por este motivo, quando a empresa decidir desenvolver um programa de recrutamento interno, este deve seguir um modelo que seja plenamente livre, e do qual todas as pessoas possam participar, respeitando-se as regras de satisfação das habilitações técnicas, culturais e comportamentais previamente definidas e explicitadas.

Certa vez, em um cliente do ramo têxtil de Santa Catarina, a regra do recrutamento interno especificava que sempre que surgisse uma nova vaga, esta deveria ser apresentada nos murais internos para que todos tomassem conhecimento e pudessem se inscrever para seleção. Caso não houvesse interessados dentro do prazo de uma semana, a vaga seria oferecida no mercado.

Quando ocorreu o caso que conto neste texto, centenas de pessoas já haviam sido promovidas pelo sistema existente, o que tornara o clima organizacional excepcionalmente positivo tendo os murais se transformado em pontos de confluência permanentes.

secretariaOcorre que nesta ocasião a empresa criou um departamento de Marketing Internacional e contratou um novo diretor, prerrogativa de escolha que continuava exclusiva da presidência para cargos de direção. Com a contratação do novo diretor tornou-se necessária a contratação de uma nova secretária executiva.

O gerente do RH da empresa veio conversar comigo argumentando que, como os requisitos para o cargo eram muito especiais, como boa apresentação, três idiomas (português, inglês e alemão) e boa redação, não precisaríamos, na opinião dele, perder tempo procurando dentro da empresa e poderíamos buscar diretamente no mercado.

Contestei de imediato. Em primeiro lugar, não cabia a nós decidirmos se havia ou não pessoas habilitadas dentro dos quadros da empresa e, em segundo lugar, estaríamos pondo em risco a credibilidade de todo o programa.

A vaga foi divulgada nos murais e, para nossa surpresa, cinco candidatas apresentaram as condições necessárias para assumir a função. As aprovadas foram selecionadas de acordo com suas classificações e, para nossa satisfação, as cinco foram promovidas, cada uma substituindo a colega melhor classificada em sua função.

recrutamento2Cinco promoções, cinco aumentos salariais e um redobrado nível de satisfação de todas as pessoas tanto pela promoção das colegas como devido ao respeito às regras do programa demonstrado pela empresa. E mais um fato interessante: os aumentos salariais decorrentes das cinco promoções custaram menos do que uma secretária executiva trilíngue recrutada externamente.

Este case mostra por que a valorização do público interno unida à liberdade de desenvolvimento pessoal é um dos pilares da Gestão Através de Ideias Atratoras.

Recrutamento interno: ferramenta para a motivação
Classificado como:                            

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.