Um dos temas mais recorrentes em uma empresa é LIDERANÇA.
Especialistas das mais diversas origens criaram uma gama de TIPOS DE LÍDERES que se tornou uma espécie de “verdade verdadeira” gerando como subproduto cursos e mais cursos que assolam as empresas e pouco resultado produzem.
Vejamos alguns estereótipos mais comuns:
- LIDER AUTORITÁRIO
- LÍDER CARISMÁTICO
- LÍDER MOTIVADOR
- LÍDER ESPECIALISTA
- LÍDER DEMOCRÁTICO
Há outras classificações mais sofisticadas facilmente encontráveis na internet como, por exemplo:
- LÍDER ADAPTADOR
- LÍDER EMOCIONALMENTE INTELIGENTE
- LÍDER CARISMÁTICO
- LÍDER AUTÊNTICO
- LÍDER “LÍDER”
- LÍDER CUIDADOSO
- LÍDER NARCISISTA
- LÍDER DETERMINADO
- LÍDER CONTAGIANTE
- LÍDER SERVO
- LÍDER CONTADOR DE HISTÓRIAS
- LÍDER INVESTIDOR
- LÍDER TRIBAL
Imagino que estas, entre muitas outras classificações de estilos de liderança devem povoar a cabeça dos empresários de dúvidas sobre como agir para fazer com que os gestores de suas empresas consigam efetivamente liderar as pessoas sob seu comando.
Considerando que um líder é uma pessoa que consegue fazer com que outras pessoas realizem alguma coisa, proponho que classifiquemos dentro dos modelos acima algumas pessoas que conseguiram fazer com que multidões as seguissem e realizassem aquilo a que se propunham.
- JESUS CRISTO
- MAOMÉ
- MAHATMA GHANDI
- MARTIN LUTHER KING
Será que eles se enquadram dentro de algum dos modelos acima?
Vou num exemplo mais próximo de nós.
Onde nos modelos apresentados se enquadram os BEATLES? Revolucionaram o mundo.
CHITÃOZINHO E CHORORÓ? Juntamente com outras duplas de cantores como MILIONÁRIO E JOSÉ RICO fizeram com que grande parte da população brasileira alterasse seus hábitos, adquirisse novo gosto musical e passasse a consumir em larga escala discos, roupas e adereços, lotando rodeios e espetáculos de música country, além de gerarem uma infinidade de novas duplas sertanejas.
Foram autocráticos? Foram democráticos?
Nada disso. O que fizeram foi apresentar algo que fascinou as pessoas. Suas ideias foram tão bem aceitas a ponto de conquistarem verdadeiras legiões de seguidores..
PESSOAS NÃO SEGUEM PESSOAS. SEGUEM IDEIAS.
Se a ideia for boa mobilizará multidões. Se não o for, esbarrará em ouvidos moucos.
As empresas estão perdendo muito tempo e dinheiro discutindo liderança. As pessoas continuarão seguindo ideias que as atraiam e é em torno de uma boa ideia que se aglomerarão. Uma IDEIA ATRATORA.
O resto é conversa fiada.