Dica de leitura: O Andar do Bêbado

“O Andar do Bêbado” é um livro que trata da aleatoriedade e do acaso. Grande parte do que acontece em nossas vidas se deve a fatores completamente fortuitos, com os quais não contávamos e que, ao atingirem nossa caminhada a desviam levando-nos a lugares jamais imaginados.

livro-900

Trata-se de um livro instigante, que em sua jornada percorre com maestria os caminhos matemáticos da estatística e das leis das probabilidades. A abundância de exemplos chega a ser impressionante.

Vale destacar que para compreendê-lo não é necessário possuir qualquer conhecimento avançado sobre matemática ou estatística, mas é bom manter a atenção muito focada no texto para não se perder em divagações.

Além de instrutivo e mesmo divertido, “O Andar do Bêbado” trata essencialmente das variáveis que pontuam nossa trajetória de vida e que fazem desencadear o efeito borboleta, levando-nos em suas asas a inúmeros desvios e atalhos que desembocam em nossa situação atual, mas que dentro em breve mudará novamente.

Se estamos aqui é porque o acaso nos carregou em seus braços. Porém, isto ocorre tantas vezes de uma forma tão sutil que acabamos pensando que aqui chegamos por ações tomadas e decididas por nós mesmos. E isto pode turvar nossa visão, tornando-nos até mesmo arrogantes e presunçosos, esquecendo que, insignificantes mudanças de rota em nosso passado poderiam ter feito com que fôssemos hoje alguém completamente diferente e até mesmo irreconhecível.

Leitura muito recomendável.

O autor – Leonard Mlodinow, o autor, é um consagrado físico, escritor e roteirista de séries de TV entre as quais se destacam: “Star Trek: The Next Generation” e ‘MacGyver” (no Brasil: Profissão Perigo). Entre seus livros, “Uma Nova História do Tempo”, em parceria com Stephen Hawking, “A Janela de Euclides”, “Subliminar” e “O Andar do Bêbado” que hoje apresento como dica.

Dica de leitura: O Andar do Bêbado
Classificado como:            

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.